Educar é viajar no mundo do outro. É usar o que passamos para transformar no que somos.

Augusto Cury

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

CRIANDO FILHOS FELIZES E OBEDIENTES




Certamente você deve estar se perguntando como conseguir isto. De que modo e forma  criar filhos felizes e obedientes, é possível? Rapidamente vamos ver juntos que criar filhos felizes e obedientes é possível, mediante os padrões bíblicos.
Muitos  dizem que criar filhos nos dias hodiernos é extremamente difícil e complicado. Eu posso afirmar que criar filhos sempre foi difícil e complicado. Só quem os tem sabe o que estou dizendo. Vivemos numa época onde a falta de educação, a falta de respeito, a irreverência, é notória e invariavelmente começa dentro de casa. Pais que criam os seus filhos de qualquer modo, negando-lhes atenção, amor e carinho, e pior ainda, negam-lhes a oportunidade de conhecer o Salvador Jesus Cristo.
Vivemos numa sociedade onde quem manda na maioria das vezes são as crianças que sequer tem discernimento para saber o que é certo ou errado, e por isso mesmo tratam seus pais como escravos. É certo que diante de tantos fatos e circunstâncias, como a de pais que trabalham fora o dia todo, às vezes em mais de um emprego, para dar aos filhos tudo aquilo que não tiveram. Nós temos invariavelmente uma qualidade de vida melhor que a de nossos pais, e os nossos filhos uma vida infinitamente melhor que a nossa.
Mas isto não justifica que filhos sejam criados sem a devida disciplina e correção. Hoje vemos cada vez mais crianças independentes e autônomas, que sabem tudo, menos como obedecer a seus pais, mesmo porque isto não é lhes ensinado.

  Muitos pais pensam que dar aos seus filhos tudo o que eles querem e às vezes (não) precisam, é dar-lhes educação. Porém, o que os filhos mais precisam é de disciplina. E disciplina significa educação, e a humanidade padece hoje da falta (absoluta) de educação.
  Muitos pais especialmente os crentes não se lembram de propósito do que diz Deuteronômio 6:6-7 "Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás aos teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te" ou ainda não praticam o conselho de Salomão em Provérbios 23:13 "Não retires da criança a disciplina, pois se a fustigares com a vara, não morrerá".
  Não  fazendo  apologia de que você deva dar uma surra por dia (se bem que há alguns que merecem até duas) nos seus filhos, o que quero lhe dizer é que você deve discipliná-los com energia e vigor segundo os preceitos bíblicos. Alguns terapeutas dizem que não se deve corrigir fisicamente uma criança, pois isto pode deixá-la traumatizada ou revoltada. Conversa fiada. Vejamos o que nos diz Provérbios 23:14 "Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno". Veja também Provérbios 19:18.

Lembre-se de que você não deve bater no rosto, puxar orelhas, cabelo, beliscar, chutar, e que há uma certa regiãoglúteo que é adequada para a disciplina dos pequenos. Se você é pai ou mãe de um "surdinho" ou "surdina" que só te ouve quando os decibéis dos teus gritos incomodam o quarteirão inteiro, você precisa ler detidamente Provérbios 22:15.


  Há também os pais que negligenciam o ensinamento de coisas básicas aos seus filhos. 
Todos sabemos que há crianças que são verdadeiros anjos, são dóceis e obedientes, acatam tudo o que seus pais falam. É preciso saber que criança quando chora é porque alguma coisa não vai bem. 
  Faço uma pergunta direta: você sabe onde está o seu filho ou filha neste instante? O que eles estão fazendo, lendo, ouvindo, assistindo? O melhor amigo ou amiga de seu filho é um estranho? Já pensou pai, que você deveria ser o melhor amigo do seu filho? Já pensou mãe, que você poderia ser a melhor amiga da sua filha? Vocês só teriam a ganhar com isto. É quase certo que os interesses mútuos serão conflitantes, mas você já perguntou aos seus filhos se os lugares aonde eles vão cabe você? Muitos pais acham que um bom dia ou boa noite é o suficiente para "participarem" da vida dos seus filhos.

  O que quero dizer é que a interação de pais e filhos é gratificante para todos - pais e filhos. Pais não devem projetar nos seus filhos o que eles não foram, tampouco devem escolher para eles com quem se casar, mas sim orientá-los adequadamente (isto é assunto para outra ocasião).
  Pais têm o dever e a obrigação de dar aos seus filhos disciplina, correção, carinho, afeto, amor, ensinar as primeiras letras sagradas, participar ativamente dos seus primeiros anos de vida, e lembro de que quando os meus filhos eram pequenos das tantas vezes que cuidei, dei mamadeira, pus para dormir, dei banho, troquei fraldas e finalmente pude dizer-lhes e ensinar-lhes acerca das coisas do céu. Aprendi com eles coisas que em nenhuma escola do mundo aprenderia, e creio que muitos também tiveram este privilégio.
  Pais têm também o dever de não aborrecer seus filhos provocando-lhes a ira, mas criando-os na admoestação e temor da Palavra de Deus - Efésios 6:4.  Filhos têm a obrigação bíblica de obedecerem aos seus pais - Efésios 6:1, de honrá-los, de retribuírem a eles amor, carinho, dedicação. De agradecer a Deus a cada dia por eles existirem, e de os compreenderem sempre, pois não se esqueça que entre vocês e eles existem alguns anos de diferença e, sobretudo uma diferença de geração que deve ser levada em consideração. Alguns conselhos contidos na santa Palavra de Deus se fazem necessários de ser lembrados e você deve anotá-los na sua Bíblia; Provérbios 1:8, 10:1, 13:1, 19:26, 26:11, e 30:11-14 entre outros, e aos pais igualmente recomendo 2:12, 13:24, 19:18, 23:13-14 e 22, 29:15, e 29:17 também entre tantos outros.
  Por fim lembro que os filhos são herança e presente de Deus para nós pais - Salmo 127:3-4, criá-los no temor, na disciplina e nos caminhos do Senhor é nossa obrigação, e só assim teremos criado filhos felizes e obedientes.
  Que Deus nos ajude e abençoe a cumprir cada um destes preceitos.Jehozadak Pereira






  

Nenhum comentário:

Postar um comentário