Educar é viajar no mundo do outro. É usar o que passamos para transformar no que somos.

Augusto Cury

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Profissional nota 10

1- Bons professores são eloquentes; professores fascinantes conhecem o funcionamento da mente.
 Para os professores fascinantes, um aluno não é um número, e sim um ser humano complexo, com  necessidades únicas.

2- Bons professores possuem metodologia; professores fascinantes possuem sensibilidade.
  Seja um professor fascinante: expresse emoção. Mude de tonalidade enquanto fala para estimular a concentração. Faça os alunos viajarem sem sair do lugar.

3- Bons professores educam a inteligência lógica; professores fascinantes educam a emoção.
   Estimulem seus alunos a pensarem antes de agir, a não terem medo, a serem líderes de si mesmos, autores de suas próprias histórias, a trabalharem com as contradições da vida. Eduque com emoção.

4- Bons professores usam a memória como depósito de informações; professores fascinantes usam-na como suporte na arte de pensar.
   O objetivo fundamental dos professores fascinantes é ensinar os alunos a serem pensadores e não repetidores de informações. Valorize raciocínios esquemáticos e ideias organizadas.

5- Bons professores são mestres temporários; professores fascinantes são mestres inesquecíveis.
   Suas lições de vida marcam para sempre os solos conscientes e inconscientes dos seus alunos. Não se cale sobre sua história, transmita suas experiências de vida. As informações são arquivadas na memória,  as experiências são cravadas no coração.

6- Bons professores corrigem comportamentos; professores fascinantes resolvem conflitos.
   Aprenda a dar "tapas com luva de pelica" no coração de quem você ama. Acorde seus alunos para a vida.

7- Bons professores educam  para uma profissão; professores fascinantes são revolucionários.
   O professor fascinante é promotor da autoestima. Dá atenção especial aos alunos tímidos e desprezados. mostra-lhe sua capacidade interior. Professores fascinantes formam empreendedores, jovens que não tem medo de falhar e que não desistem perante as dificuldade.

       Revista Profissão Mestre. Ano 10.n.17 Curitiba: Humana Editorial, junho de 2009.




Nenhum comentário:

Postar um comentário